Procedimentos

Elastografia Hepática

A elastografia hepática é o exame que tem como objetivo avaliar o grau de fibrose hepática e quantificar a gordura depositada no fígado. O exame é totalmente indolor, não havendo necessidade de anestesia ou sedação. O exame exige jejum de 2 horas e se assemelha a uma ultrassonografia, sem usar cortes e agulhas. O exame pode avaliar diferentes doenças do fígado, como hepatites virais, gordura no fígado e cirrose. É indicado também para acompanhar a evolução de um tratamento, observando a estrutura do tecido hepático.

Na HepatoScan é utilizado o aparelho denominado FibroScan® – o melhor para avaliação do grau de fibrose hepática e da quantidade de gordura no fígado. Seu resultado é apresentado ao final do exame. Em muitos casos, a elastografia pode substituir a biópsia do fígado por vídeo ou cirurgia aberta, que é um procedimento complexo, feito em ambiente hospitalar.

fibroscan.png
abomen.png

Ultrassonografia abdominal

Esse exame permite identificar diversas alterações no abdômen, inclusive no fígado. Geralmente, a ultrassonografia auxilia no diagnóstico de tumores, cistos, nódulos ou massas no abdômen, além de detectar alterações na anatomia dos órgãos abdominais, que acontecem em algumas doenças.

A realização é simples, indolor e utiliza um aparelho conduzido por um gel para produzir imagens em um monitor, através de ondas sonoras. Dependendo do tipo de ultrassonografia a ser feito, preparos específicos podem ser necessários.